ETD - EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES :)
ETD - EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
A história dos computadores é marcada por uma grande evolução em sua trajetória. Transformando máquinas enormes limitadas em dispositivos rápidos, compactos e acessíveis.
Tudo começou no século XX (20), com a criação de máquinas eletromecânicas, como a Z3 (1941), considerada o primeiro computador programável do mundo. Pouco depois, durante a Segunda Guerra Mundial, surgiu o ENIAC (1946), que ocupava uma sala inteira e era usado para cálculos balísticos.
AS GERAÇÕES DOS COMPUTADORES
A partir da década de 1950, os computadores começaram a ser divididos em gerações. A primeira geração utilizava válvulas, o que tornava os aparelhos grandes, lentos e com alto consumo de energia. Na segunda geração, surgiram os transistores, que diminuíram o tamanho dos computadores e aumentaram sua eficiência.
A terceira geração, a partir da década de 1960, trouxe os circuitos integrados, possibilitando o uso mais comercial dos computadores. Já a quarta geração, nos anos 1970, foi marcada pelos microprocessadores, que permitiram o surgimento dos computadores pessoais (PCs). Nessa fase, empresas como Apple, IBM e Microsoft se destacaram.
Nós vivemos a quinta geração, caracterizada pelo uso da inteligência artificial, computação em nuvem, nanotecnologia e computadores quânticos em desenvolvimento. Os computadores de hoje são milhares de vezes mais rápidos (com mais funções e aplicativos) e menores do que os do passado, podendo caber no bolso — como é o caso dos smartphones.
A evolução dos computadores reflete não apenas avanços técnicos, mas também mudanças profundas na forma como as pessoas vivem, trabalham, aprendem e se comunicam. E, com os progressos constantes, é certo que essa evolução ainda está longe de chegar ao fim. E também de trazer coisas positivas, mas também coisas negativas.
Pesquisa retirada dos documentos e vídeos do google sala de aula - sala de aula de ETD.
Comentários
Postar um comentário